Como lidar com um chefe que muda (muito) de ideia

Publicado dia 22/07/2015

Uma pesquisa do site de recrutamento Vagas, feita com 10 000 pessoas, mapeou que 30% dos gestores mudam de ideia o tempo todo — e que esse traço é um dos que mais irritam os profissionais.

Em uma fase complicada de mercado, mudanças são constantes. O problema ocorre quando os líderes se contradizem e criam uma sensação de incerteza. “A maioria dos gestores não foi treinada para lidar com esses ciclos de crise”, diz Silvio Celestino, coach de carreira, de São Paulo. Por mais chato que seja, dá para sobreviver aos chefes indecisos em diferentes situações.

O CHEFE AUTORIZA UM PROJETO, VOCÊ ENTREGA E ELE CANCELA O TRABALHO

EXPECTATIVA

Alguns ajustes, mas espera ter o projeto aprovado.

REALIDADE

Assim que você começa a falar, o gestor diz que a situação da empresa mudou e não dá mais para fazer o projeto.

COMO LIDAR

Mantenha a transparência.  Respire fundo para não brigar. Se parceiros ou clientes estiverem envolvidos no projeto, mostre que o cancelamento do mesmo poderá desagradar a outras pessoas, o que terá efeitos negativos. Talvez você consiga que seu chefe aceite executar a iniciativa. Se a situação mudou mesmo, a única opção é aceitar.

VOCÊ EXECUTA A TAREFA COMO FOI PEDIDO, E O CHEFE DIZ QUE NÃO ERA AQUILO

EXPECTATIVA

O chefe tira algumas dúvidas, mas sem pedir muitas mudanças.

REALIDADE

O chefe nem analisa e manda o trabalho de volta, dizendo que não era aquilo que havia sido pedido. Solicita mais informações e diz que os dados que constam não são relevantes.

COMO LIDAR

Peça explicação. Procure entender o que de fato não ficou bom. Não se contente com uma negativa genérica e investigue quais são os pontos que não estão de acordo com o que ele queria. Mantenha uma postura assertiva e calma para não piorar a relação.  “Com uma boa negociação é possível compreender o que precisa ser corrigido e o que pode ser aproveitado”, afirma Rafael Souto, da Produtive, consultoria de carreira, de São Paulo. Para evitar esse problema, faça mais perguntas no momento em que receber uma tarefa.

O CHEFE DÁ UMA ORDEM — E DEPOIS DIZ QUE NÃO DEU

EXPECTATIVA

O líder reconhece que talvez tenha se esquecido.

REALIDADE

O gestor insiste que nunca disse tal sentença a você.

COMO LIDAR

Seja político. Uma forma de sair da situação sem acusar seu chefe de mentiroso é puxar a responsabilidade para si mesmo. Mencione que talvez um mal-entendido tenha ocorrido. “Tente tirar a emoção da conversa”, diz a psicóloga Brenda Donato, especializada em gestão de pessoas da Universidade Mackenzie, de São Paulo. Converse em particular para não causar constrangimentos. Se a situação for muito frequente, opte por formalizar por e-mail o que for acordado entre vocês.

VOCÊ TINHA UMA SEMANA PARA REALIZAR UM TRABALHO. APÓS DOIS DIAS, O CHEFE PEDE QUE A TAREFA SEJA ENTREGUE

EXPECTATIVA

Depois de conversar, o chefe entende suas atividades, revê suas pendências e pede que você priorize o novo trabalho.

REALIDADE

Ele diz que precisa desse trabalho com urgência e que, se for necessário, você deverá passar mais tempo no escritório para entregar tudo.

COMO LIDAR

Aposte na persuasão.  Vai ser necessário esforço para renegociar prazos. Relembre suas outras tarefas e a dificuldade que terá com um prazo curto. Mostre que o tempo reduzido pode piorar a qualidade do trabalho. De toda maneira, melhor entrar em um acordo do que aceitar o pedido passivamente. Outro conselho é ser sincero e pedir ajuda ao chefe para resolver uma etapa do trabalho.

VOCÊ ESTÁ QUASE ATINGINDO SUA META. DE REPENTE, A META MUDA

EXPECTATIVA

O chefe reconhece que você se esforçou, mas explica que, devido a mudanças de estratégia da empresa, vai ter de alterar os objetivos.

REALIDADE

O gestor comunica a mudança, ignorando todo o trabalho que você teve.

COMO LIDAR

Tente ser compreensivo.  Compreenda o porquê dessa mudança. Talvez informações estratégicas não possam ser passadas de antemão para você. Caso seu chefe não consiga apresentar argumentos claros, isso mostra que ele não planejou os objetivos corretamente. O ideal é você ter uma conversa franca e mostrar quanto essas alterações, se frequentes, prejudicam a empresa e os funcionários. Tanta instabilidade pode diminuir sua produtividade e a de seus colegas. "A maioria dos profissionais perde a confiança no líder e procura outras vagas”, diz Rafael, da Produtive.

Fonte: Você S/A